Pages

Consulta

Prezadas cursistas

Temos consciência de que esse curso veio agregar uma nova tarefa no nosso horário de trabalho e que muitas vezes, por conta dessas demandas e para realizá-las a contento é necessário utilizar um tempo  fora do nosso horário de trabalho.

Preocupadas com a  participação do grupo na realização das tarefas do EAD, gostaríamos que expressassem sua opinião para poder ajudá-las de alguma forma.

Pensando nisso responda:
  1. Quais são suas dificuldades?
  2.  Elas são de ordem técnica ou pessoal? Justifique-as.

Para responder entre em Comentários (abaixo) identifique-se clicando em Nome/URL ou se não quiser identificar-se selecione a opção Anônimo e deixe seu registro.
A sua resposta é muito importante para nós.


Sirley, Aline, Sandra, Silvana


Bem Vindos!

Prezados Cursistas
Sejam bem vindos ao nosso BlogQuest! 
Responda as questões propostas e ao final clique em   ENVIAR     

Orientações

EAD 3


O que é WebQuest?

Webquest

A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.
Como surgiuA metodologia de trabalho denominada WebQuest foi proposta pelo professor Bernie Dodge, da San Diego State University (EUA), em 1995.
Desse modo, as WebQuests utilizam problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita, oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de divulgação, entre outros.
Podemos distinguir seis elementos em uma Webquest:
Introdução: apresenta as informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para começar.
Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em PowerPoint ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o professor planejou).
Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias de trabalho.
Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem que verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da Internet.
Avaliação: nessa parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.

Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.
Orientações para construção de uma WebQuest  
A proposta de trabalho de uma WebQuest implica certas considerações por parte dos professores para a sua construção:
Tempo  
- Qual é o tempo que podemos dedicar para atividade?
- Quanto tempo estimamos para cada etapa da atividade?

Recursos  - Dispomos de computadores necessários na escola?
- Possuímos conexão com Internet?
- Os alunos possuem computadores em suas casas?

Participantes 
- Qual a idade dos alunos? Quantos são? 

Organização
- É mais proveitoso que o trabalho seja realizado individualmente ou em grupo?
- Qual será o número de integrantes de cada grupo?

Temática 
- Que tema do currículo queremos ensinar?
- Trabalhamos só com conteúdos de nossa disciplina ou realizaremos um trabalho interdisciplinar?

Atividade
- Construíremos essa atividade para: 
dar início a um novo tema, avaliar o progresso dos estudantes na aprendizagem de um tema já apresentado ou articular uma seqüência de conteúdos que trabalhamos?

Informação- Na seleção do material para os alunos trabalharem, levamos em conta os critérios de validação de informação da Web?

ExposiçãoDe que maneira queremos que, na finalização da atividade, os estudantes apresentem seus aprendizados?

Créditos


      
Autores

Sirley Zancanari Ferrantte 
Aline Joseli 
Sandra Fiori 


Formadoras (PAPE)

Sirley Zancanari Ferrantte sirley.ferrantte@gmail.com
Aline Joseli alinyjosely@hotmail.com 
Sandra Fiori sfiori@ig.com.br 

Orientadoras (PUC)
Cleide Munoz
Kátia Alessandra de Godoi

Avaliação

Vamos comentar!
Essa foi nossa terceira oficina. Nela vocês tiveram a oportunidade de experimentar algumas ferramentas:
1.   BlogQuest: metodologia de uma Webquest sob a forma de um blog educacional
2.   Interação no blog sob a forma de um comentário para Avaliação
3.   Utilização de um questionário construído com a ferramenta Google Docs
4.   Utilização do aplicativo Writer (editor de texto) do Net
5.   Postagem (fazer UPLOAD) do plano de aula no ambiente Moodle
Considerando as ferramentas que você vivenciou nessa oficina e através da ferramenta comentário desta página, registre  no mínimo dois aspectos que você considera que foram marcantes no dia de hoje para sua formação.

*Não se esqueça de assinar o seu comentário

Conclusão


Tarefa Cumprida!



Você chegou ao final da sua tarefa: elaborou um plano de aula  para conscientizar seus alunos a navegar com segurança na Internet.
Visitou sites, viu filmes e se preparou para auxiliar os alunos a navegar de forma segura.
Enquanto professores precisamos conscientizar os alunos sobre os perigos aos quais eles se expõe quando acessam a internet, seja em blogs, sites de jogos, de música, redes sociais, etc.
Esperamos ter contribuído com a sua aula.

Recursos

Pesquisando!





Processo

Como realizar sua tarefa


Tarefa:elaborar um Plano de Aula para seus alunos sobre  Segurança  na Internet
Ferramenta: Editor de Texto do Net

Você deverá:
  1. Em dupla, acessar o blog e fazer leitura da Introdução, Tarefa, Recursos (na guia Recursos estão disponiveis os materiais para a pesquisa)
  2. Em seguida Abrir o Editor de Texto (clique na Estrela - Escritório - Editor de Textos) para fazer seu plano de aula
  3. O Plano de Aula deverá conter os seguintes ítens:
Objetivos:
Ano/série:           Professores:                      Data da Aula:
Situações de aprendizagem             
Recursos a serem utilizados                           
Duração
Indicadores de Avaliação



*O arquivo deverá ser salvo em pen drive

*Após a conclusão publicar seu plano em "Relatos de Práticas com o Uso do Netbook"

Tarefa




Após realizar as leituras indicadas, você deverá elaborar um plano de aula sobre "Segurança na Internet" de modo a conscientizar os alunos a utilizar os Netbooks de forma segura.
Publicar o plano em "relatos de Práticas com o uso de Netbook" do ambiente Moodle.



Introdução

Segurança na Internet


A internet é um espaço virtual ao qual as crianças têm acesso cada vez mais cedo. Por sua vez, navegar em suas páginas exige cada vez mais cuidado.


Acessar as redes sociais é a segunda atividade dos brasileiros quando usa a internet, porém são poucos os que conhecem os riscos envolvidos no compartilhamento de informações.
Todos os dias, ouvimos falar de segurança na Internet e dos perigos aos quais as pessoas estão expostas enquanto navegam.  Se a grande maioria dos delas não está suficientemente consciente desses perigos, o que dizer das crianças que, muitas vezes dominam as tecnologias com muito mais propriedade que nós adultos.
O acesso a conteúdos nocivos é um dos maiores perigos aos quais elas se expõem seja através das redes sociais, salas de bate papo, fóruns, sites de música, jogos, etc.
Como navegar de forma segura nesses ambientes?
Enquanto professore, como conscientizar nossos alunos sobre o uso seguro da Internet?